Com o “boom” dos cuidados de skincare, muito se tem falado sobre o colágeno, mas essa não é a única molécula importante quando falamos de cuidados com a pele. Outra substância queridinha é o ácido hialurônico.
Com certeza, você já viu produtos que continham ácido hialurônico em sua fórmula, mas, afinal, o que é esse ácido? Para que ele serve? Será que funciona? Continue lendo para descobrir!
O que é o Ácido Hialurônico?
O ácido hialurônico é um glicosaminoglicano — basicamente uma molécula de carboidrato bastante longa. Ele é produzido pelo nosso corpo e está presente em todo o tecido conjuntivo. Na pele, ele é responsável por dar estrutura, mantendo-a hidratada ¹ e com volume, ou seja, com aspecto jovem devido ao seu alto teor de água.
No entanto, com o passar dos anos, a pele perde seu turgor, elasticidade e maleabilidade, e dão lugar a rugas e flacidez. Isso ocorre por conta do processo de envelhecimento natural da pele ². A redução gradual na produção de hormônios sexuais gera a degradação do colágeno, que também tem sua síntese diminuída. Com isso, a pele fica ressecada e enrugada.
Além disso, fatores externos, como a exposição a radiação UV, o tabagismo e a poluição também contribuem com a perda de umidade da pele e seu consequente envelhecimento.
Para Que Serve o Ácido Hialurônico? Ele Realmente Funciona?
É aí que entra o tal do ácido hialurônico. Essa molécula tem a capacidade de ligar e reter as moléculas de água ¹ na superfície da pele, diminuindo a taxa de evaporação. Por isso, ela está envolvida diretamente na hidratação da pele.
Estudos comprovam os benefícios do ácido hialurônico para pele: três meses do uso da substância proporciona maior elasticidade e melhora significativa no aspecto das rugas e na aspereza ³ da pele dos pacientes.
Além do papel hidratante e anti-envelhecimento, o ácido hialurônico também participa do processo de cicatrização de feridas ⁴ e pode estimular a produção de colágeno ⁵, restaurando a pele danificada, e de elastina ⁴, restaurando o volume e o aspecto jovem do rosto.
Por isso, o ácido hialurônico é um grande aliado no combate ao envelhecimento da pele. Podemos encontrá-lo na forma de suplementação oral, em cremes e até preenchimentos para serem injetados com a ajuda de um profissional. Para saber qual tipo de ácido hialurônico você deve usar para obter os resultados desejados, é indicado procurar um médico dermatologista para se informar.
Mudanças de hábitos, como a alimentação saudável e o consumo de água, junto a cuidados com a pele, como a reposição de ácido hialurônico, são o caminho para manter seu rosto jovem e saudável!
Referências Científicas
- ¹ PAPAKONSTANTINOU, Eleni; ROTH, Michael; KARAKIULAKIS, George. Hyaluronic acid: A key molecule in skin aging. Dermato-endocrinology, v. 4, n. 3, p. 253-258, 2012.
- ² BRINCAT, Mark P. Hormone replacement therapy and the skin. Maturitas, v. 35, n. 2, p. 107-117, 2000.
- ³ OE, Mariko et al. Oral hyaluronan relieves wrinkles: a double-blinded, placebo-controlled study over a 12-week period. Clinical, cosmetic and investigational dermatology, v. 10, p. 267, 2017.
- ⁴ BUKHARI, Syed Nasir Abbas et al. Hyaluronic acid, a promising skin rejuvenating biomedicine: A review of recent updates and pre-clinical and clinical investigations on cosmetic and nutricosmetic effects. International journal of biological macromolecules, v. 120, p. 1682-1695, 2018.
- ⁵ WANG, Frank et al. In vivo stimulation of de novo collagen production caused by cross-linked hyaluronic acid dermal filler injections in photodamaged human skin. Archives of dermatology, v. 143, n. 2, p. 155-163, 2007.
Agora que você conhece todos os benefícios do ácido hialurônico, que tal incorporá-lo à sua rotina de cuidados com a pele? Com a combinação certa de produtos e hábitos saudáveis, sua pele vai agradecer com um brilho e vitalidade renovados!